È A LÓKURA

Se eu penso em ti, seremos nós!!! Carpe Diem ...Akuna Matata!!!!

quarta-feira, outubro 21, 2009



Dá-me a tua mão…Segura a tua fé!!!

Decorreu no passado dia 17 de Novembro, na Sala Jovem e Salão do Centro Paroquial, a abertura do Ano Pastoral, para os Jovens do 11º ano e seguintes, da paróquia de Ílhavo.
Foram cerca de 60 os Jovens que responderam ao desafio – Um obrigado aos animadores que os motivaram… Estiveram em clima de festa e dinâmicas, seguido de Jantar, com uma parte nocturna mais catequética. Durante o serão, partilhámos musicas que nos trazem mensagens, projectos, motivações, realidades, desafios, dificuldades e incertezas… Mas renovámos a certeza de que Ele está connosco nesta caminhada… O lema deste ano sacerdotal, que nos orientará no caminho será “Dá-me a tua mão… Segura a tua fé!!!”

È sempre uma esperança renovada trabalhar com Jovens. Só eles, com a sua radicalidade, sonhos, lutas e projectos nos conseguem dar mais e mais ânimo para continuar. Será um percurso exigente, cheio de uma pastoral que se quer afectiva e acolhedora, mas exigente e coerente. A avaliar pelas reacções imediatas a seguir a esta actividade, os objectivos foram alcançados – Jesus Cristo tem um projecto de felicidade para cada um de nós. Cabe-nos discernir, avaliar quais as opções a seguir. Ninguém será capaz de descobrir o caminho sozinho, ninguém o poderá fazer sem se sujeitar às agruras do caminho, ninguém o poderá fazer por outro.
Importante esta actividade. Essencial para nos (re) encontrarmos, para bebermos da força uns dos outros. Alguns, estão a entrar em Pastoral Juvenil pela primeira vez – merecem uma palavra de apreço por terem vindo, de renovada esperança, de entusiasmo apaixonante do primeiro encontro. Aos outros que já conhecem estas andanças, a mesma alegria entusiasta e a certeza de que a Igreja é um caminho de respostas às suas duvidas e ansiedades – um obrigado sentido a quem foi trabalhando nesta noite.
Vamos tentar continuar a trabalhar de uma forma descentralizada, agora com núcleos de acção que passarão pela Animação, Organização de eventos, Logística, Informação/comunicação, Voluntariado, Bar, Formação/espiritualidade e Informática. Que estes núcleos sejam não uma divisão, mas uma motivação para congregar, para fazer cada um dar o melhor que tem de si. E se assim for, não subsistirão duvidas que, na paróquia de Ílhavo, há jovens dinâmicos, fortes na fé, motivados na acção. Porque cada projecto começa em cada um dos que participa… E se ainda és dos que têm dúvidas, vem e experimenta, ganha o direito a ter opinião e a fazeres nosso o que é teu…
Dá-me a tua mão…Segura a tua fé!!!

P´la ECPJ
Paulo Nunes