È A LÓKURA

Se eu penso em ti, seremos nós!!! Carpe Diem ...Akuna Matata!!!!

quarta-feira, agosto 09, 2006

E passaram 365 dias...

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem! Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis!!!”
Fernando Pessoa


Sabes Sofia,

Não é fácil para mim explicar-te o porquê de te deixar assim, sem mim por 15 dias, para ir lá para longe, para um país distante que não conheces…Do alto dos teus 8 anos, a maior preocupação passa por ver e encadernar os novos livros da escola ou por tentar que alguém te acompanhe no teu medo do escuro…E ter medo do escuro significa o quê?? Significa que todo e qualquer tipo de desconhecido gera um medo, um receio natural em qualquer ser humano porque, o que se não conhece traz-nos inseguranças….
Também eu antes de iniciar esta Jornada tive medo sabes Sofia’??! Pois é… Tinha para comigo que Deus quereria que tudo corresse bem, que a preparação tinha sido bem conseguida, que o grupo estaria bem….Mas grupo significa pessoas e cada pessoa é um pequeno universo de experiências, valores e atitudes que nos podem surpreender….Deixa-me contar a experiência de uma Jornada que mudou a minha vida e que, tal como aquela primeira vez em que viste os golfinhos no Jardim Zoológico, me pôs um brilho no olhar que se não apaga porque feito de memórias e pessoas, de experiências e de fé!!!Uma luz viva portanto…

Terça… Dia 9 de Agosto de 2005


Para variar atrasei-me sabes??? Trabalhei compensando 1 hora para estar no seminário na altura da partida às 19 horas e alguns minutos…. No meio de fechar a mochila, carregar o telemóvel com muito dinheiro para o que desse e viesse, de um jantar condensado – 3 colheres de sopa é mais uma entrada, e de muita correria lá cheguei! … A malta já estava toda por perto dos autocarros e era o caos organizado!!! Vi muitas faces cheias de excitação e de algum receio – como aquele pai que conhecendo-me me disse: Cuida bem da minha filha! Por 15 dias faz dela a tua filha!!!

Era altura de começar a convocar a malta… a “carneirada” como eu lhes haveria de chamar afectivamente após a certeza de que os vários grupos se tinham transformado num só pelo criar de laços de uma experiência única. Tu viste não foi?? E, certamente ficaste com algum espanto a olhar para o Sérgio… Sim, aquele que todos tratavam por Paulo, o teu irmão aos berros de guitarra em punho no meio de um grupo de gente que, lentamente e a receio ía formando uma roda à sua volta…O mesmo que te faz festas, a quem tu contas o teu dia ao chegar da escola, esse mesmo que, lá no meio da roda, sabia ser essencial deixar na memória de quem se ía despedir um clima de muita festa e de confiança… E vou te contar um segredo… Houve muita gente que vi com bastantes interrogações no olhar, bastante retraídos, que não compreenderam aquele momento de festa e para quem aquele “show-off” era desnecessário. Mas isso tinha de ser secundário porque é apenas o desconhecido a gerar medo e, para o grupo que já me conhecia da animação, aquele era o momento de descontrair, entrar no espírito e de se pôr a caminho para Adorá-Lo.

Depois da oração do envio o palpitar do coração… A ansiedade acumulava-se a medida que me despedia de ti e dos pais, da malta do secretariado que trabalhou comigo com tanto afecto e afinco ao longo de tantos meses e que apenas iríamos reencontrar já em Colónia. Toda a despedida parecia durar horas e no entanto, no tempo dos relógios foram apenas minutos.

As rodas paradas do autocarro começaram lentamente a rodar…Aqueles dois autocarros cheios de esperanças, medos e sonhos partiram de Aveiro numa viagem emocionante… Pronto!! Deixei de te ver…Sentei-me, respirei fundo e rezei!!!
Pedi para que tudo fosse pelo menos igual ao que cada pessoa tinha sonhado para aquela viagem….

Texto Longo..:Sim!!!
Pessoal??! Sim...
Sofia é a minha irmã...

P.S. - Para o ano talvez não haja Jornadas,mas pelo que vi no Andanças, para o ano estou no Andanças 2007...

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acabei d ler o teu coment...
enkuanto o lia começaram a correr-m lagrimas pelos olhos...
sabes tenhu saudades...
sei k nestes 15 dias poxo n ver nenhumas das pexoas k viveu intenxamente td istu cmg mas sei k tdas elas s iram lembrar d td akilu pelo k paxaram durante 15 k a segada pareceram apenas 2 ou 3...
sabes, tb eu tive medo... tb eu n sabia o k xperar por uma xpriencia deste genero...
agr o k sei e k adorava voltar para la hj mesmo e viver + 15 dias cmo vivi no ano paxado...
sei k n e poxivel por ixu durante estes 15 dias vou rir, xorar, xatear-m, rezar, etc... td cmo fiz a um ano pk s nem mil imagens podem reflectir akilu k senti pelo menos as recordaxoes acalmam um pco akela tristeza d td ter acabado e aumentam a xama da alegria k akeles 15 dias m troxeram...
obrigado a ti pk tives-t la, obrigado a tdos k m aturaram e obrigadao a Ele pk foi Ele k tornou esta xpriencia real...
abraxu forte

quarta ago. 09, 03:42:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

Paulinho, são pessoas como tu e como nós que lá estivmeos que deixamos este mundo um bocadinho melhor e as pessoas um bocadinho mais ricas!
Quanto ao andanças....era giro fazermos um deusdanças cá em Aveiro, eu alinhava!!!! Senão der vou contigo para S.Pedro do Sul

quarta ago. 09, 12:44:00 da tarde  
Blogger Ondina said...

Bom demais para comentar! o que nos enche a alma passa para as nossas vidas!...

A nossa Catarina sempre com aquela criatividade! Deusdanças...achei o máximo...volta mamã, estás perdoada!...

Bjs grandes, carregados de emoção...

quarta ago. 09, 04:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só de ler o k aí dizes, até me arrepio!lol
Sem duvida k sempre k se fala nas JMJ, ocorrem um misto de sensações k no fundo são dificeis de se explicar mas k kualker um de nós k esteve por lá as consegue compreender minimamente=p...
...E como nc tenho mto a dizer nestas coisas fika o meu obrigada a todos=)!!
bjinhuss***

quarta ago. 09, 06:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um ano!! Tanto tempo...
Para não fugir à regra, também eu me emocionei ao ler este post e os comentários.
Vivemos todos emoções muito fortes durante duas semanas, que no final souberam a muito pouco mesmo...
As recordações que guardamos desses dias são um bem precioso que temos de saber manter e fazer crescer, como boa semente em terra fértil.
Obrigada a todos pelas recordações...
Beijinhos para todos, em especial para o "louco" dono deste blog.
Beijinhos, Paulo ;)

quinta ago. 10, 03:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Leio e choro de alegria.. lágrimas de felicidade, por um dia ter estado lá. Por um dia ter sentido o que realmente é ter fé, ao entrar no estádio ond decorria a eucaristia de abertura pla saída de emergência (nesta parte nao estavamos juntos), por um dia termos sido um pekeno grande grupo xeio de ambiçoes, sorrisos, fé alegria, fome (lol), frio (ui..) mas muuuuita felicidade!

Sem ti akelas jornadas nao eram as mesmas.. sem qq pessoa dakele grupo, as jornadas n eram as mesmas.. pk toda a gente faz a diferença, cada um fez a diferença!
Beijinho =) *

quinta ago. 10, 04:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois eu não chorei, não por ser insensível, apenas pq, ao ler a tua linda história, revivi as minhas histórias e sou feliz pq tb eu foi protagonista!
Sei o que é viver uma JDM, sei o q é preparar coisas belas para os outros, e tb sei o q é ver alegria de Deus espelhada nos olhos de tanta gente!
Para ti já foi há 1 ano, para mim ja foi há mais tempo. Melhor do q as lembranças que temos e nos fazem rir e chorar ao mesmo tempo, é aquilo que vivemos em cada dia e que damos testemunho a cada momento da n/ vida.
Sê mto feliz...!
Mtos bjinhs e "fica bem" da tua amiga,
Fátima

quinta ago. 10, 08:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bm...adorei o teu texto..adorei os 15 dias...adorei conhecer as pexoas k conheci!! é bom ver k ninguem s eskeceu destes aniversario taum xpecial..ate pk é impoxivel nao é?? tb eu tenho saudades..muitas saudades...foi simplesmente ineskecivel...ate porque axo k mudei d certo um bokadinho a minha vida e a maneira d ver certas coisas...
nao ha simplesmente palavras para xplikar tudo akilo k senti durante exes 15 dias..apenas devo deixar um muito obrigado a todos...a ti em xpecial..pk t adoro paulinho...foi muito bom... 2005 fikara sempre gravado na minha memoria...FOI TAUM BOMMMMMM!!! KERUH MAIS E MAIS!!

e a minhah laurinhah..keu n vo xkecer nem deixar nunca!!! beijinhosssss*****

quinta ago. 10, 09:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

k ha p dixr??a tua dxkrixao da dxpdida fex'm rkurdar uk ja th xuradu té xgar a aveiru..xim pka mh dxpdida foi antx da voxa,u nxu mdu era tv inda maior ku voxu...thmux akabadu d deixr a familia p trax e iamux tr c 1 grupu d pxoax kinda nux era kaxe dxkunhxidu...p mim foi dxexprant..eu xurria,tv bm,mx xo eu xei a vntad k th d vr ux meux paix xgarm p m lvarm p kaxa..inda m lmbru duk pnxei kd xgaxt:"la vm ele tra vx..eu xo kru ir embra e el aki a prdr tmp..."pexu dxk plu pnxamentu...mx tu xabx k foi xo nu mumntu...gra agradexut=)ux meux 15diax n thm tidu mtade da intnxidad e dux xurrixux xm ti=)e xm kk 1 daklax pxoax k la xtiveram...unx +poximux,outux+dixtantx,mx tdx markaram a noxa viagm=)nxt mumntu a vntad é voltar a vrt xgar d guitarra na mao e xurrixu abrtu e partir p + 15dias d emuxoex dxkntruladax,xnxaxoex nvax,fé renuvada e amigux inxkexiveix...=) bgd a tdx=') ****

sábado ago. 12, 07:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu para ser original tambem estou bastante emocionado (so para n dizer k estou a xorar! lol) com tudo o k li!!!
realmente pessoa tinha razao, o k interessa e a intensidade das emoçoes e nao a sua duraçao, pk apesar d longe d kuase tds voces eu nc m eskeci d vcs, nem vou eskecer!!!
esta viagem mudou tanto a minha vida... kom ela apercebi-me d k gostava muito mais do k pensava do meu amor, fikei kom uma imagem muito mais grandiosa do nosso Deus, da sua obra e da sua doutrina, e ainda fiz amigos, amigos k n vou eskecer e k kero manter!!!
eu por acaso n senti medo, devia estar demasiado entusiasmado para sentir algo mais do k excitaçao e para alem disso... tu apesar d teres essas atitudes d tolo, sempre me transmitis-te um grande sentimento d segurança!!!
obrigado a ti, porque sempre tiveste la para nos ouvir, porque sempre estiveste la kd nos precisamos, sempre estiveste la para nos animar nas alturas menos boas e porque estiveste la para engrandecer o k d si ja era grande na altura... A NOSSA FÉ!!!
obrigado...
obrigado a tds vcs, porque como ja alguem disse: tds somos unikos e komo tal, as jornadas sem algum d nos ja n seriam a msm coisa!!!
bjx e abraços ;)
JMJ KOLN 2006 FOREVER!!!!!!!!

segunda ago. 14, 08:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

so mais uma coisa...
obrigado ao pessoal do secretariado por nos acolherem tao bem, pessoal d matosinhos, e por organizarem tal viagem, de k ninguem s queixa d nada, apesar d termos passado por tantas, e k toda a gente elogia e k n vai eskecer!!!
obrigado a tds vcs!!!!!!!!!!!
JMJ FOREVEEEEEEEEEEERRRRRRRRRRRR!!!

segunda ago. 14, 08:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Final/ também eu vou conseguir comentar o teu post. Tive q comentar 1º o da ondina (afinal foi c ela q viajei em classe vip) e acabei sem tempo p comentar aqui. Mas tb por aquilo q fui lendo, mto pouco fica por dizer.

Ontem estive a rever pela milésima vez as fotos desses dias q o tempo tornou passado mas que a lembrança nos traz para o presente... Momentos marcantes e inesquecíveis, plenos de loucura salutar, mas muito mais do q isso: como a nossa mãma diz sao momentos como estes q nos tornam mais ricos enqt pessoas.

Na correria q caracteriza estas nossas vidas, sabe bem passar por aqui e olhar o teu mundo c outros olhos...

Bjinho grande

quinta ago. 17, 12:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ao longo de duas inesquecíveis semanas partilhámos sonhos, gestos, momentos, pedacinhos de Deus... Cada instante foi vivido com a alegria que Cristo nos concede a cada dia, com a amizade de cada uma das pessoas que connosco vicenciou estas JMJ. Tu foste especial, cada um dos participantes o foi à sua maneira e juntos construímos a nossa peregrinação, o nosso cantinho...

Obrigado a cada um de vós que soube tornar estas JMJ mais um momento feliz a relembrar. E obrigado a Cristo por espelhar em cada um o seu rosto...

Deixo-te, por fim, o excerto de um bonito texto...


“A vida não passa de uma viagem de comboio, cheia de embarques e desembarques, alguns acidentes, surpresas agradáveis e grandes tristezas.
Muitas pessoas apanham o comboio, uns apenas de passeio, outros circularão pelas carruagens, prontos a ajudar quem precisa. Muitos descem e deixam saudades eternas, outros tantos passam por ele de forma que, quando desocupam o seu assento, ninguém se apercebe.
Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas…"


Farás sempre parte deste meu comboio, porque o tornas num lugar mais alegre e cheio de vida. Obrigado por tudo e por estares aqui...

Beijinhos e continua a deslumbrar-nos com este teu cantinho.

sexta ago. 18, 12:09:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bem também eu ao ler o teu texto me emocionei pois recordei cada momento que por lá passei...momentos de algerias,de partilha, de saudade,medo,revolta...e muito muito mais.Passados estes 365 dias as JMJ de colónia continuam presentes na memória e ficarão para sempre no coração.São recordadas em cada Amigo que se revê,em cada memória relembrada,em cada riso,em pormenores que só agora fizeram sentido,em cada reencontro com Vocês...Ainda hoje se fala,se revela e se sente nostalgia desses fantásticos 15 dias.
Esperemos que continuem a ser pessoas como tu que nos recordem cada momento especial como este.
TU FOSTE A NOSSA ESTRELA!!!!!!!!!Foste o maior de todas as JMJ.

Susana

domingo ago. 20, 10:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

foi sem duvida uma partida que ficou na lembrança de cada um... mas tudo o que veio depois foi muito mais forte que a tristeza da separaçao na partida! foi uma semana fantabulástica, super, mega, hiper fantastica...lol.. e mesmo que para o proximo ano nao haja jornadas... havemos de continuar todos unidos... graças a todos os nossos encontros extra jornadas, que tem sido fantasticos!!!

texto longo?! sim.. bastante muito longo ;) e se for a historia toda é lindo! da vontade de ler todos os dias e recordar... afinal... Recordar é Viver!! ;)

terça out. 10, 02:58:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home